Fernando Jacob Neto , advogado

Conheci o Instituto Vertus e o Rubens Tilkian a partir da indicação da mediação por um Juiz de uma das Varas da Família do Fórum Central de São Paulo. O caso era extremamente difícil; envolvia divórcio com a retirada do cônjuge do lar conjugal, guarda, alimentos, partilha de bens envolvendo empresas etc., e as partes se encontravam num estado extremo de beligerância. Logo na primeira reunião com Rubens fiquei impressionado com a sua técnica e sensibilidade. Em pouco mais de dois meses ele conseguiu neutralizar o conflito e formalizar um acordo, encerrando todos os processos e tornando harmonioso o relacionamento das partes.

Depois disso, indiquei outro caso mais difícil ainda… um conflito societário envolvendo diversas empresas e pessoas de uma mesma família, com falecimento de um dos sócios, somado a uma questão imobiliária envolvendo mais de 50 imóveis em condomínio com os litigantes, ou seja, um daqueles casos em que custamos a acreditar numa solução amigável. Mas em quatro meses o Rubens conseguiu compor as partes em relação ao patrimônio, e ainda amenizou os conflitos pessoais, tornando civilizado o relacionamento entre os familiares.

Enfim, hoje, depois dessa experiência no Instituto Vertus (com 100% de sucesso), acredito no futuro promissor da mediação como um meio alternativo de solução de conflitos e, mais do que isso, vejo a mediação como uma aliada da advocacia contenciosa. Por tudo isso, faço questão de registrar minha admiração e respeito pelo Rubens Tilkian, que hoje tenho como amigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *