Pro Bono

O Instituto Vertus exerce o seu papel na área de responsabilidade social. Dedica parte de seu tempo e experiência no atendimento gratuito de pessoas e entidades que não dispõem de recursos suficientes para obter auxílio e compreensão de seus conflitos. Além disso, parte do resultado financeiro do Instituto Vertus é revertida a diversos programas sociais.

Poder Judiciário

O Instituto Vertus atua como parceiro da Justiça nacional. Diante do crescente número de processos que assolam o Poder Judiciário, o Instituto Vertus oferece, como meio alternativo à resolução de conflitos, a mediação privada. O objetivo central é contribuir com a pauta dos Magistrados e oferecer às partes um caminho mais célere e mais econômico para enfrentar o litígio. No início ou no curso de qualquer demanda, o processo poderá ser suspenso para que o Instituto Vertus trabalhe com as partes e respectivos advogados, na tentativa de se atingir um acordo, que será posteriormente homologado pelo Poder Judiciário.

Pessoas Físicas

Atua em todo e qualquer tipo de conflito pessoal, esteja ele judicializado ou não. O objetivo é ajudar as partes a neutralizar e solucionar o impasse de forma mais célere, menos custosa e, principalmente, menos traumática aos envolvidos. Caberá às pessoas assumirem a liderança sobre suas decisões, evitando transferir tal responsabilidade a terceiros. Todos os tipos de conflito, em qualquer área do direito, por menores que possam parecer, são considerados importantes e serão analisados e atendidos pelo Instituto Vertus, sempre em respeito à legislação vigente e em prol dos interesses das partes.

Empresas

Qualquer empresa pode recorrer ao Instituto Vertus, seja para treinar seus funcionários a enfrentar as adversidades do dia a dia, seja para neutralizar conflitos entre pessoas ou departamentos. Caberá ao Instituto Vertus buscar, com a ajuda das partes envolvidas do corpo diretivo da empresa, a identificação das causas e a resolução dos impasses. Preservando e fortalecendo as relações profissionais visando contribuir para o aumento da produtividade da empresa. Além disso, as empresas poderão incluir em seus contratos, nas cláusulas de resolução de conflito, a indicação do Instituto Vertus como etapa precedente ao litígio, de modo a prestigiar o caminho amigável para resolução dos impasses.

Instituições de ensino

O Instituto Vertus ministra aulas e palestras, desde a pré-escola até a universidade. O objetivo é apresentar os benefícios da mediação, conscientizando os estudantes de que não basta atribuir a culpa dos conflitos a fatores externos ou a terceiros, mas sim buscar as respostas internamente por meio de autoconhecimento. Auxilia também as instituições de ensino em casos de “bullying”, preconceitos ou outros conflitos relacionais, através do resgate das virtudes de cada um.

Esfera Governamental

O Instituto Vertus colabora com a administração pública em seus diversos níveis, atuando nas áreas de conflitos, potenciais ou efetivos, administrando crises, como por exemplo, mediando desocupações de áreas invadidas, greves de categorias de trabalhadores, manifestações decorrentes de aumentos de tarifas públicas.